Mimulus guttatus
Um dos Doze Curadores de Bach, preparado pelo método solar.
Indicação
Para o medo de coisas terrenas; doenças, dor, acidentes, pobreza, escuro, solidão, infortúnios. Para os temores da vida cotidiana. É para as pessoas que, silenciosa e secretamente, carregam seu fardo, não falando de seus medos com ninguém.
Afirmação
O medo, na realidade, não tem lugar no reino humano natural, já que a Divindade dentro de nós, que somos nós mesmos, é inconquistável e imortal, e se apenas pudéssemos compreendê-la, como Filhos de Deus, não teríamos nada a temer.
Comportamento
Para combater todos os tipos de medo: medo de doenças, de acidentes, do desconhecido, de pessoas, de parentes, de estranhos, de multidões, de barulho, de falar ou ser questionado, de ficar sozinho, da umidade, do frio, do calor, da escuridão; medo de complicações na doença, ou de que ela possa ser incurável.
Habitat
Geral
Mimulus cresce em locais úmidos. Encontrado naturalmente no oeste da América do Norte, em lugares úmidos, do nível do mar até a mais de 3.000m nas Montanhas Rochosas e outras montanhas. Muito variável.
Grã-Bretanha
Mimulus é agora naturalizado e cresce em cursos de água em toda a Grã Bretanha. Mas é cada vez mais local, pois não tolera a poluição química presente na maioria dos córregos e rios. O local onde Bach encontrou Mimulus “crescendo em perfeição” ao longo do rio Usk é agora pouco evidente. O que ele chamou de ‘fluxos de cristal onde a água é clara’, agora é uma raridade nas terras baixas da Grã Bretanha.